Gravimetria o que é?
É a característica física do resíduos que permite determinar o percentual de cada componente, por tipo de resíduo, em relação ao peso total da amostra de "lixo" avaliada. Numa composição mais simples indica metais, matéria orgânica e inserviveis (rejeitos), papel/papelão, plásticos, vidros.
Já a análise gravimétrica dos resíduos consiste no método analítico quantitativo, separação, classificação e pesagem dos tipos de material. Quando a análise é complexa é possível ultrapassar mais de 20 categorias, para a determinação da gravimetria.
A determinação da composição gravimétrica pode ser feita da seguinte forma, segundo Monteiro (2001):
- escolher, de acordo com o objetivo que se pretende alcançar, a lista dos componentes que se quer determinar;
- espalhar o material dos latões sobre uma lona, sobre uma área plana;
- separar o lixo por cada um dos componentes desejados;
- classificar como “outros” qualquer material encontrado que não se enquadre na listagem de componentes pré-selecionada;
- pesar cada componente separadamente;
- dividir o peso de cada componente pelo peso total da amostra e calcular a composição gravimétrica em termos percentuais.
Importância da gravimetria
O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é um documento que define as diretrizes de gerenciamento ambientalmente adequado de todos os resíduos que são gerados, determinando estratégias de controle e monitoramento dos processos produtivos, visando evitar descartes/destinações inadequadas que possam gerar poluição e acarretar prejuízos à saúde pública.
Gravimetria na prática
Nossa equipe em campo realizando a gravimetria em uma Central de Tratamento de Resíduos
Como atuamos
Nossa equipe está preparada e equipada para realizar todo processo que consiste uma gravimetria, desde a mais simples a mais complexa.